E-mail
Assine já!
Notícias Unisite

02/08/2016 - 09:22:17

Batata rosti para a família
E se a gente preparasse uma clássica batata rosti em versão tamanho família? E se a gente recheasse com queijo meia-cura? Pronto: a ideia toma forma aqui!

Autor: Panelinha

Tempo de preparo: Pá Pum
Serve: 8 pessoas

ALTERA O
TAMANHO DA LETRA



Ingredientes

6 batatas médias
2/3 de xícara (chá) de queijo meia-cura ralado grosso
2 colheres (sopa) de azeite
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo
1. Lave, descasque e passe as batatas na parte grossa do ralador.

2. Sobre uma tigela, abra um pano de prato limpo e coloque as batatas raladas no centro. Una as pontas do pano, formando uma trouxinha, torça e esprema bem para extrair toda a água das batatas - isso evita que elas grudem na frigideira na hora de fazer a rosti.

3. Despreze toda a água. Abra o pano e tempere as batatas com sal e pimenta-do-reino a gosto.

4. Leve ao fogo baixo uma frigideira grande com cerca de 30 cm de diâmetro. Quando aquecer, adicione 1 1/2 colher (sopa) de azeite. Gire a frigideira para untar todo o fundo e laterais com o azeite.

5. Mantenha a frigideira em fogo baixo e distribua metade das batatas raladas até cobrir o fundo da frigideira. Pressione com uma espátula para formar uma camada uniforme.

6. Polvilhe a superfície com o queijo ralado - deixe cerca de 2 cm de toda a borda livre para evitar que o recheio vase e a rosti grude nas laterais. Cubra com o restante das batatas raladas e, com a espátula, pressione para nivelar e selar as laterais. Regue a lateral da frigideira com o restante do azeite para garantir que a rosti solte na hora de virar. Deixe cozinhar em fogo baixo por 12 minutos para dourar a base.

7. Para dourar o outro lado: retire a frigideira do fogo e, com a espátula, solte as laterais e o fundo da batata rosti. Deslize toda a rosti sobre um prato grande, cubra com a frigideira e vire de uma só vez. Volte a frigideira ao fogo baixo, deixe cozinhar por mais 12 minutos e desligue e fogo.

8. Sirva a seguir, diretamente da frigideira. Se preferir, solte as laterais da batata com a espátula e vire sobre um prato para servir.

http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=300814