E-mail
Assine já!
Notícias Unisite

17/04/2009 - 07:45:39

Atividades da Semana do Índio em Tupã
Palestra desta quinta-feira, dia 16, informou alunos das escolas estaduais sobre situação atual dos índios no Brasil
Palestra realizada pela historiadora Telma Bianchi destacou sobre o Estatuto do Índio. Evento também contou com oficinas de mini-oca, ministrada pelo índio Irineu Cotui

ALTERA O
TAMANHO DA LETRA



Alunos da EE- Luis de Souza Leão e EE-Lelio de Toledo Piza estiveram, nesta quinta-feira, dia 16, de manhã, participando da palestra “Como Vivem os Nossos Índios Atualmente”, com historiadora Telma Bianchi, que traçou um raio-x sobre a atual situação dos índios no Brasil e, principalmente na região de Tupã. Durante a palestra, a palestrante, destacou entre outros assuntos, sobre o Estatuto do Índio, em vigor desde 1973. De acordo com Bianchi, o Estatuto, contido da Constituição da Republica de 1988, foi um grande avanço para as comunidades indígenas, pois o texto garantiu a preservação dos costumes, da língua através dos métodos próprios de ensino e aprendizagem da sua culturas.

Também o Estatuto do Índio, também garantiu a preservação dos seus territórios ocupados por seus antepassados. Durante a palestra, os alunos também foram informados sobre a situal atual das comunidades indígenas que pleiteiam ao governo federal, a aprovação do novo estatuto, conhecido como Estatuto das Sociedades Indígenas. A palestra “Como Vivem os Nossos Índios Atualmente” foi ministrada novamente pela historiadora Telma Bianchi, deste vez para os alunos da EE- Joaquim Abarca.

O evento também contou com as oficinas “Minioca”, com Irineu Cotui, vice-cacique kaingang conhecido como Thiopré. Utilizando uma peça de madeira leve como base e varetas e cipó entrelaçados, ele pode ensinar os alunos a como montar uma casa indígena em miniatura. Amanhã, dia 17 , também em dois horários (10 e 14 horas), está prevista a realização da oficina “Pintura Corporal Indígena”, destinada a alunos que estão cursando até a 5ª série do ensino fundamental. Durante a oficina os alunos aprenderão com a índia kaingang Dirce Jorge a pintar o rosto com os traços que identificam os moradores da aldeia. Também no dia 17, às horas, acontecerá a apresentação “Danças Indígenas”.

No mesmo dia, às 10h30 e 15 horas, acontecerão as palestras “As Máscaras e a Cultura Indígena”, com a antropóloga Niminon Suzel Pinheiro, doutora em cultura e educação indígena; e professora da Universidade de São José do Rio Preto (Unirp). Destinadas a alunos de 7ª série do ensino fundamental até universitários, as palestras possibilitarão um mergulho no universo indígena, repleto de curiosidades.
Dando continuidade à programação, no sábado, dia 18, às 9 horas, será ministrada a oficina “Máscara Ecológica Indígena”, novamente com a especialista Niminon Suzel Pinheiro. Voltada a alunos de 1ª a 5ª séries do ensino fundamental a oficina ensinará a montar acessórios inspirados na tradição dos índios.

No dia 19, domingo, às 10 horas, está prevista a apresentação da Orquestra Municipal Maestro Julio de Castro, que apresentará vários números, incluindo o Hino Nacional e o Hino de Tupã. Também serão realizadas várias atividades para as crianças, coordenadas pelos monitores do museu, que irão resgatar brincadeiras criadas pelos índios, muitas delas incorporadas posteriormente pelos brancos, como peteca, pega-pega, jogo de botão, estátua, entre outras.