E-mail
Assine já!
Notícias Unisite

28/06/2009 - 12:42:59

Colônia japonesa comemora sucesso do Matsuri Dance
Evento, que reuniu cerca de 4 mil pessoas, será realizado todos os anos
ALTERA O
TAMANHO DA LETRA




Cerca de 4 mil pessoas lotaram a Praça do Centenário da Imigração Japonesa no último sábado para prestigiar o I Matsuri Dance. O evento, promovido pela Associação Cultural, Esportiva e Recreativa de Tupã (Acert), em parceria com a prefeitura, contou com a presença do prefeito Waldemir Gonçalves Lopes, do vice César Donadelli, autoridades municipais, além de visitantes de várias cidades da região, como Marília, Bastos, Rinópolis e Osvaldo Cruz.

De acordo com o presidente da Acert, Roberto Kawasaki, o sucesso do Matsuri Dance superou todas as expectativas dos organizadores, reunindo não apenas a comunidade nipo-brasileira, mas também um grande público não-nikkei. Devido ao grande número de pessoas que compareceram ao evento, várias barracas tiveram que repor os produtos no decorrer da festa para atender à demanda.

O sucesso da festa contagiou os organizadores, que deverão realizar o evento todos os anos. “O público que compareceu ao I Matsuri Dance superou as expectativas mais otimistas da comissão organizadora, que pretende transformar a festa em um evento tradicional da colônia japonesa e do calendário do município”.

Segundo Kawasaki, a proposta é repetir a trajetória de sucesso do Nippon Fest, criado há quatro anos e que hoje já é considerado um dos maiores eventos de Tupã. “A exemplo do Nippon Fest, que este ano chega à sua quarta edição, sempre crescendo a cada ano, a Acert pretende fazer do Matsuri Dance uma das principais festa da cidade, atraindo cada vez mais público de toda a região”.

O presidente da Acert também ressaltou o entusiasmo do público no primeiro contato com a dança, novidade trazida pela grupo Sansey, de Londrina. No Matsuri Dance, as músicas misturam ritmo ocidentalizado como o pop, rock, funk entre outros, com ritmo “ondo” ao som de “taiko”, tambor milenar japonês. A mistura de ritmos agradou principalmente os jovens, que caíram na dança, acompanhando as coreografias criada pelo grupo. Kawasaki agradeceu todos que colaboraram para o sucesso do evento, como os patrocinadores Banco Bradesco, G-10 e Caixa. Ele finalizou lembrando que toda a renda obtida durante a primeira edição do Matsuri Dance foi destinada aos departamentos de Beisebol, Taikô. Tênis de Mesa e Nihongo gakkou (escola de língua japonesa), que utilizarão os recursos para a manutenção das atividades.