E-mail
Assine já!
Notícias Unisite

03/02/2017 - 07:38:02

Astesãos
Secretaria de Cultura convoca artesãos para reunião nesta sexta
Encontro vai abordar mudanças no projeto Arte na Praça que será retomado no dia 9

ALTERA O
TAMANHO DA LETRA


A Secretaria Municipal de Cultura está convocando os artistas e artesãos que fazem parte do projeto Arte na Praça para reunião nesta sexta-feira, dia 3 de fevereiro, a partir das 19h30, no Espaço das Artes, localizado na avenida Tamoios, 1.658 (defronte à Biblioteca Municipal).

Segundo Caio Aoqui, vice-prefeito e secretário de Cultura, o objetivo do encontro é apresentar para os artistas e artesãos as mudanças que serão implantadas no projeto neste ano. O Arte na Praça será retomado no próximo dia 9 de fevereiro, atendendo aos pedidos de grande parcela da população que se habitou a frequentar a Praça da Bandeira às quintas-feiras, durante a realização do projeto.

Considerado um dos projetos culturais de maior sucesso dos últimos anos, o Arte na Praça oferece atividades artísticas e culturais para toda a população, além de valorizar os artesãos de Tupã, que passaram a contar com um local adequado para expor e comercializar seus trabalhos.

Não é por acaso que a tradicional feira de artesanato se consolidou como uma das principais atrações do evento. Com um leque variado de produtos, incluindo biscuit, esculturas em madeira, bordados, crochê, flores e arranjos, chaveiros, pinturas em tecido, caixas personalizadas, sabonetes terapêuticos, saches, tapetes, além de diversos trabalhos manuais, entre outros, o projeto faz com que população possa conhecer o talento dos artesãos e a riqueza de suas obras.

“Grande parte do sucesso do projeto se deve aos artistas e artesãos que enriquecem o evento trazendo sua arte, seu artesanato. Por isso decidimos realizar essa reunião nesta sexta-feira, não só para apresentar as mudanças que estamos implantando para fortalecer ainda mais esse projeto, mas também para ouvir, de forma democrática e com muito carinho, a opinião dos nossos artistas e artesãos”, afirmou.

Uma das mudanças será o retorno do nome original do projeto, que foi criado em 2013, como “Quinta com Arte”. A medida atende à solicitação do vereador Charles dos Passos, que encaminhou indicação propondo a retomada do nome original do projeto.

“Entendemos que a indicação solicitando que o projeto volte a receber a denominação de Quinta com Arte, atualmente em tramitação na Câmara Municipal é oportuna e justa já que é um nome que a população já se habituou e que também remete à rotina de várias pessoas, que toda as quintas-feiras passaram a visitar a feira para em seguida acompanhar as atrações na Praça as Bandeira”, confirmou.

Importância do projeto

O projeto conta com a participação de mais de 60 artesãos, que têm a oportunidade de mostrar e comercializar seu trabalho, incrementando a renda familiar. Além de valorizar o artesanato local, o projeto também representa uma importante vitrine para novos artistas que podem se apresentar no Espaço Cultural “José Anselmo Filho – Zé Pretinho”.

“Temos um carinho muito grande por esse projeto porque além de resgatar e valorizar nossos artesãos também ajuda a incentivar e a revelar novos artistas. E além da importância cultural e artística esse projeto também tem uma grande importância social, tanto por oferecer gratuitamente uma opção de lazer e entretenimento à população quanto por integrar vários segmentos da comunidade, desde os jovens ao pessoal do Núcleo de Apoio da Terceira Idade”, elogiou.

O secretário de Cultura finalizou enfatizando que o projeto continuará tendo total apoio da atual administração. “Ao longo dos anos, o Arte na Praça, que voltará a receber o nome de Quinta com Arte, conquistou a população e se consolidou como um programa de lazer e cultura para todos os segmentos sociais e todas as faixas etárias e se depender de nós ele continuará sendo realizado com todo carinho para oferecer entretenimento e diversão de qualidade às famílias tupãenses”, finalizou Caio.