E-mail
Assine já!
Notícias Unisite

03/04/2017 - 09:17:58

Museu India Vanuíre
Museu terá programação especial em comemoração ao Mês do Índio 45ª Semana do Índio será realizada de 25 a 30 de abril
ALTERA O
TAMANHO DA LETRA


O Museu Histórico e Pedagógico “Índia Vanuíre”, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, administrada em parceria com a ACAM Portinari, divulgou as atividades que serão desenvolvidas neste mês de abril. Como já é tradição, a grande atração deste mês serão as atividades da 45ª Semana do Índio.

A programação começa hoje e domingo (dias 1º e 2), com o projeto Oficinas para Famílias. A atividade, que voltará a ser realizada nos finais de semana dos dias 8 e 9, 15 e 16, 22 e 23 e também nos dias 29 e 30. Nestes dias, no período das 9 às 16 horas, o Museu Índia Vanuíre realizará oficinas culturais para famílias ensinando a confecção de adorno de cabelo.

Nos dias 4 e 11, das 14 horas às 1h30, está prevista a realização do projeto “Aguçando as Memórias”. A iniciativa contribui para a inclusão social e cultural do idoso, estimulando-o a alcançar sua capacidade, potencialidade e saberes, revivendo bons momentos de sua vida, passando a enxergar a vida de uma maneira tolerante e positiva, trazendo de volta sua autoestima através das memórias e de uma busca afetiva das lembranças.

Neste mês, o grupo realizará uma atividade teatral: a encenação da história indígena “A Lenda da Vitória Régia”, objetivando a troca de informações e novos conhecimentos. Por meio da encenação, os idosos terão a memória estimulada e desenvolverão, pela primeira vez no projeto, a arte da encenação, através da qual será explorada a expressão corporal, memorização do texto e afetividade entre os participantes.

Dando sequência à programação, nos dias 5 e 19 de abril, das 15 horas às 16h30, o museu realizará o projeto “Museu e Cidadania”, recebendo o público da Clínica Dom Bosco para explorar os conteúdos do acervo e das exposições temporárias de forma acessível e lúdica. A ação, que acontece das 15 horas às 16h30, tem como objetivo a inclusão sociocultural. Para este mês de abril, será desenvolvida atividades de pintura, em conformidade com os módulos expositivos da instituição.

No dia 7 de abril, acontece o projeto “Índio no Museu”, que será realizado das 9 às 16 horas. Como resposta ao esforço empreendido por comunidades indígenas de todo o país, no que diz respeito à preservação e transmissão de sua memória, o Museu Índia Vanuíre estende para além do dia 19 de abril a celebração do Dia do Índio. Em abril, o convidado é Kaingang José da Silva Campos. Ele estará disponível para conversar com os visitantes sobre como vivem os índios Kaingang da T.I. Vanuíre.

Nos dias 7 e 28, das 13 às 16 horas, será desenvolvido o projeto “O Olhar é o Sentir Pelas Mãos”, ação conjunta sociocultural em parceria com o Programa Vida Iluminada da Unimed. O projeto tem por objetivo incentivar a inclusão dos deficientes visuais para que estes se tornem frequentadores do Museu Índia Vanuíre, de Tupã, promovendo também a convivência da equipe do Museu com o público cego.

A ação despertará no grupo momentos de aprendizado e reflexões para o cotidiano. Será apresentado aos participantes do projeto o conteúdo áudio descritivo do módulo Aldeia Vanuíre representando os Kaingang, com discussão sobre o assunto.
Já no dia 28, em dois horários, às 10 e às 15 horas acontece a atividade Em Cartaz no Museu “Quem São Eles”. Para que novas gerações reconheçam a contribuição dos diversos grupos para a formação de nosso país, será exibido um documentário no auditório da instituição, seguido por uma roda de conversa com os participantes. O vídeo selecionado é "Quem São Eles?". No episódio, pessoas de diferentes faixas etárias e localidades do Brasil apresentam estereótipos e ideias pré-concebidas sobre as comunidades indígenas.

Durante o mês de abril o museu também realizará várias exposições. De 25 a 30 de abril (terça-feira a domingo), o museu poderá ser visitado das 9 às 17 horas para a exposição de longa duração “Tupã Plural”, com os módulos Aldeia Indígena Vanuíre, Representação Plumária no Acervo Indígena e Representação Tecida e Cesteira no acervo Indígena. Outra mostra poderá ser visitada a partir de hoje e até o dia 30 de moleza, também das 9 às 16 horas é a exposição temporária Fortalecimento da Memória Tradicional Kaingang - de Geração em Geração.

45ª Semana do Índio

A grande atração deste mês será a 45ª Semana do Índio, realizada anualmente pelo Museu Índia Vanuíre com objetivo de promover as culturas indígenas que coabitam as T.I.s Vanuíre, Icatú e Araribá: os Kaingang, Krenak, Guarani e Terena. Busca aproximar as culturas indígenas das não indígenas, demonstrando que o Brasil, a região Oeste de São Paulo e a cidade de Tupã se constituem pela diversidade e pelas diferenças. A sociedade brasileira é plural e nessa característica está um valor a ser destacado.