E-mail
Assine já!
Notícias Unisite

04/04/2017 - 10:05:50

Qualificação
Cia de Dança Stylo Black receberá orientação artística do Programa de Qualificação em Dança 2017 do Governo do Estado de São Paulo.
ALTERA O
TAMANHO DA LETRA




Cia de Dança STYLO BLACK, grupo ligado a ONG UMONT - União do Movimento Negro com Todos, foi uns dos 10 grupos/Cias de dança do estado que foram contemplados em Edital de qualificação em Dança. A Cia Stylo Black nasceu no ano de 2014, formado por meninas e mulheres negras com objetivo de difundir e preservar as danças africanas e afro brasileiras. A Cia tem como fundadora, coreografa e dançarina, Marisa da Silva, Rainha do Carnaval da Estância Turística de Tupã por 03 anos, microempreendedora afro que também da aula de dança particular.

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Poiesis – Organização Social da Cultura através de Edital de chamamento publico de grupos, companhias e coletivos interessados em receber orientação artística do Programa de Qualificação em Dança 2017 analisou com comissão especializada de acordo com as condições previstas no chamamento 28 inscrições e selecionou 18 grupos/Cias para 2ª etapa e desses, apenas 10 grupos/Cia receberão orientações durante o ano. A análise dos projetos artísticos foi realizada pelos seguintes profissionais: Ismael Ivo - Curador Artístico do Programa de Qualificação em Dança, Cássia Navas - Consultora Artística do Programa de Qualificação em Dança, Valquiria Vieira - Analista Sênior do Programa de Qualificação em Artes, Thiago Saraiva - Gerente do Programa de Qualificação em Artes.

‘O Projeto tem como objetivo fornecer um espaço de comunicação e visibilidade às diversas manifestações existentes no universo da dança em todo o estado. Com uma filosofia de descentralização, o diálogo se estabelece e oferece atividades formativas no setor da dança, dando prioridade às realidades artísticas que se desenvolvem fora dos centros culturais das grandes cidades. As propostas artísticas de grupos, companhias e coletivos já existentes serão valorizadas; grupos provenientes de qualquer linguagem da dança (clássica, moderna, pós-moderna, contemporânea, dança-teatro, danças populares, danças de rua, jazz, sapateado, improvisação, etc.), são bem vindos a se candidatar para a seleção de participação.

O Projeto de Qualificação em Dança se propõe a contatar e sugerir parcerias aos artistas selecionados criando conexões com Instituições Governamentais ou privadas inserindo se nos eventos e atividades programadas neste setor. Os artistas orientadores serão selecionados e propostos dentro de um consenso artístico de valorizar o trabalho de cada grupo, observar o trabalho que esta sendo efetuado e trazer outros pontos de referência. Tudo isto num processo de compartilhar ideias, apontando novas possibilidades de caminhos como fonte de novas inspirações.


“Estou muito feliz pelo reconhecimento e por receber um curso pratico de nível estadual exclusivo para nós, agradeço todas as meninas do meu grupo por sonharem juntas, agradeço ao André Blackrap que é nosso produtor e inscreveu o projeto no programa, agradeço o Secretário Municipal de Cultura Caio Aoqui, Secretário Municipal de Esportes Marco Pinheiro que iram nos acolher nos encontros do curso e agradeço o Vereador Charles dos Passos pelo apoio e incentivo e nossos patrocinadores, Vivo Vargas Celulares, Dr. Mario Viera e Loja Ébano”. Relatou Marysa da Silva – Fundadora e Coreografa da Cia Stylo Black