E-mail
Assine já!
Notícias Unisite

07/03/2017 - 09:41:15

IPTU
Contribuintes podem pagar IPTU com desconto até dia 21
O pagamento à vista terá 15% de desconto, já o pagamento parcelado contará com 10% de desconto até a data do vencimento

ALTERA O
TAMANHO DA LETRA


A Secretaria Municipal de Finanças prorrogou o prazo do vencimento da cota única e da primeira parcela do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e IT (Imposto Territorial), que seria até o próximo 10 para o dia 21 de março.

O secretário Municipal de Finanças, Ruy Kiyoiti Oshiro explicou que o desconto para pagamento à vista é de 15%. Já o parcelamento pode ser feito em até 10 vezes com desconto de 10% se o boleto for pago até a data de vencimento.

Segundo o secretário, os carnês começaram ser distribuídos no dia 1º de março. Ao todo estão sendo entregues mais de 28 mil carnês, sendo cerca de 25 mil para imóveis residenciais e outros 3 mil para terrenos.

“O prazo para pagamento do IPTU com desconto foi prorrogado pensando no bem do contribuinte. A entrega dos carnês é feita pelos correios e muitas vezes isso pode causar atrasos. Portanto, pensando na comodidade da população, decidimos prorrogar o prazo para o dia 21”, explicou.

De acordo com Ruy, se o contribuinte não receber o carnê até o dia 10 pode solicitar a 2ª via do imposto na Central de Atendimento, que fica no Paço Municipal.

“O pagamento do IPTU pode ser feito nas agências bancárias da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco Mercantil do Brasil. Os correspondentes bancários, Correios e Lotéricas, recebem o pagamento até a data do vencimento”, disse.

Ainda segundo o secretário, a população pode buscar o extrato do IPTU no site da Prefeitura (www.tupa.sp.gov.br), no Portal de Serviços, escolhendo o botão "Serviço ao Contribuinte" e logo depois no “Imobiliário”.

“É importante que o contribuinte esteja com o código de cadastro do imóvel em mãos e, após identificar o imóvel, escolher o serviço que deseja solicitar. Ao solicitar a 2ª via, é necessário que se observe o endereço de entrega registrado. Caso tenha alguma mudança, o contribuinte deve fazer a atualização cadastral que inclui nome e CPF. Vale ressaltar também que é necessário que todos os proprietários que possuem terrenos retirem os carnês na Prefeitura. Os carnês já estão disponíveis na Central de Atendimento”, orientou.

Arrecadação

O secretário informou ainda que é importante que a população efetue o pagamento dos tributos em dia, pois, segundo ele, este ano a expectativa de arrecadação da Prefeitura no ano de 2017 é de cerca de R$ 15 milhões, que garantem importantes investimentos para o município.

“O valor arrecado com os impostos é investido em bens para o município e para a população como ações e serviços públicos em áreas como educação, saúde, transporte e desenvolvimento econômico e social”, esclareceu.

O secretário finalizou ressaltando que o IPTU é uma das maiores fontes de arrecadação própria da Prefeitura, gerando recursos que contribuem diretamente para o desenvolvimento da cidade.

“O imposto possibilita o crescimento do município e uma melhora na qualidade de vida dos munícipes. Além disso, a arrecadação do IPTU também gera receita para investimentos na saúde, educação e outras áreas de educação”, finalizou.