E-mail
Assine já!
Notícias Unisite

15/02/2017 - 11:07:08

Instituto Federal de Tupã inicia hoje curso de Desenho Artístico
Aulas serão às quartas-feiras, das 13h30 às 15h30
ALTERA O
TAMANHO DA LETRA



O Instituto Federal São Paulo-Câmpus Tupã inicia hoje mais uma turma do curso de Desenho Artístico. Tendo como público alvo, pessoas com pouco ou nenhum conhecimento em desenho, o curso ainda conta com 4 vagas disponíveis.

O interessado deve comparecer na sede do Instituto Federal, localizado na Avenida dos Universitários, 145, Jardim Ipiranga, de segunda a sexta-feira das 8 às 19 horas. Para a inscrição o interessado deve ter idade mínima de 12 anos e apresentar cópia do RG e do CPF, além de cópia do comprovante de residência atual.

As aulas, que começam hoje e ser estenderão até o dia 5 de julho, serão ministradas às quartas-feiras, das 13h30 as 15h30. De acordo com O diretor do Instituto Federal de Tupã, Caio Flausino, a proposta do curso é fazer com que os cursistas reflitam sobre o local onde vivem e, a partir das observações e reflexões levantadas no curso, expressem-se livremente.

“O curso de Desenho Artístico tem por objetivo levar o aluno a identificar aspectos de relevância histórico-cultural do município, produzir livremente, por meio da linguagem do desenho, fugindo da forma estereotipada, além de exprimir-se por meio da linguagem artística”.

Caio explicou que além de ensinar técnicas de desenho, como sombra e perspectiva, entre outros, a proposta do curso é capacitar o aluno para que possa registrar a cidade Tupã e os espaços e equipamentos urbanos, que serão elencados por meio da leitura da história do município (parte teórica), considerando como relevantes aspectos históricos, culturais, sociais, afetivos da memória mais pregressa a mais atual.

“Essa é uma maneira de fugir da forma estereotipada por meio do desenho de observação e do desenho de imaginação, usando de elementos visuais como perspectiva, volumes, textura, entre outros”, disse.

Conteúdo

Segundo Caio, o conteúdo do curso será dinâmico para apresentação entre os pares; leitura de texto teórico sobre o município de Tupã; princípios básicos do desenho: ponto, linha, forma, texturas; observação de trabalhos usando o ponto; produção de trabalhos com o ponto; observação de trabalhos com a linha; observação de trabalhos com texturas; produção de trabalhos com texturas diversas e princípios básicos de perspectivas no desenho.

“Além disso, também faz parte do conteúdo observação de trabalhos com perspectivas; produção de trabalhos com perspectivas; o desenho de observação; análise de desenhos de observação; pensando na elaboração de uma mostra de arte; confecção de molduras em papel cartão e confecção de convites para mostra”, explicou. Mais informações sobre o Instituto Federal de Tupã e o curso de Desenho Artístico podem ser obtidas pelo telefone 3404-3551, ramal 208.