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Notícias Unisite

03/04/2008 - 16:27:52

Matriz curricular do ensino infantil será planejada
Documento norteará trabalho pedagógico e permite que as práticas pedagógicas maternais sejam continuadas na pré-escola
ALTERA O
TAMANHO DA LETRA



Baseado no referencial curricular para educação infantil - documento oficial lançado para a educação infantil - formulado pelo Ministério de Educação, a Secretaria Municipal de Educação, através das diretorias de área do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI), elaboraram pela primeira vez na história do ensino municipal tupãense a matriz curricular.

A secretária de Educação, Carla Ortega Brandão, destacou que a elaboração da matriz curricular do ensino infantil visa à organização dos conteúdos a serem trabalhados, partindo do documento nacional e oficial da educação infantil, para auxiliar ações pedagógicas dos professores em seus planejamentos.

Na estrutura da matriz curricular, foram incluídos os objetivos gerais e específicos da educação infantil e os conteúdos de cada eixo, particulares às áreas das CMEIs e EMEIs.

Já na elaboração da matriz curricular, foram considerados conteúdos voltados para o lúdico, que parte de uma prática pedagógica, baseada em jogos e brincadeiras. Ortega explicou que tais práticas foram inclusas no conteúdo da matriz curricular. "Por serem atividades significativas para a aprendizagem dos alunos", acrescentou.
Para a diretora de área das CMEIs, Andréia Benício, a matriz curricular norteará o planejamento pedagógico das professoras do ensino infantil, onde oferece sugestões de leitura para o aprofundamento dos conteúdos indicados do documento. "Os professores planejarão todo seu ano em cima da matriz", observou.

Outro ponto positivo embutido da matriz curricular, conforme explicou Adriana Arroio Q. Sobhie, diretora de área de serviços da EMEI, é que as crianças das creches com idade entre 0 a 3 anos desenvolverão nos núcleos as atividades e as práticas pedagógicas aprendidas desde a fase maternal. "Foi uma conquista muito grande para o planejamento das aulas".

"Daremos continuidade ao trabalho pedagógico da creche à pré-escola", acentuou Sobhie. Entre os eixos de trabalho, contidos na matriz curricular e que são desenvolvidos aos alunos pelo corpo docente do ensino infantil estão: leitura e escrita, matemática, natureza e sociedade, arte, música, movimento e identidade autônoma.

A estruturação da matriz curricular da educação infantil partiu da necessidade de estruturar o trabalho pedagógico, dando continuidade para a melhor organização do trabalho de educação infantil. O documento pedagógico "não é nada engessado" e está sendo estudado e aprofundado nas horas de trabalho técnico pedagógico (HTPC) dos professores. "Estamos juntando com os professores, analisando e aprofundando a matriz para a pratica pedagógica", ressaltou Sobhie.

Estrutura

Atualmente, as crianças de 0 a 3 anos têm à disposição 5 CMEIs e duas creches geridas pelas Associações de Moradores Amisabe e Ambava, que contam com espaços novos, ampliados ou totalmente reformados.

Por outro lado, são geridas pela Secretaria Municipal de Educação as Creches "Professora Irene Resina Migliorucci", "Cíntia dos Reis Oliveira", Aritana, "Irene Fontana Bueno" e "Soledad Sanches Modelli".

De acordo com a Secretaria de Educação de Tupã, estão matriculadas nas CMEIs aproximadamente 400 crianças.

Dando continuidade ao processo pedagógico iniciado desde a fase maternal, as crianças de 4 a 6 anos de idade podem contar com a qualidade de ensino das 13 EMEIs, que atendem cerca de 1.300 alunos.

Guilherme Bianchi