E-mail
Assine já!
Notícias Unisite

21/10/2016 - 09:09:57

Jatu
Jogos Acadêmicos de Tupã começa nesta terça-feira Evento contará com participação de alunos das faculdades FACCAT, ESEFAP e UNESP
ALTERA O
TAMANHO DA LETRA


A Estância Turística de Tupã sediará nos próximos dias 25 a 28 de outubro, mais uma edição dos Jogos Acadêmicos de Tupã (JATU), que será realizado pelo Diretório Acadêmico da faculdade FACCAT, por meio de uma parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, com as faculdades ESEFAP, FACCAT e UNESP.

A cerimônia de abertura contará com a apresentação de dança dos alunos da ESEFAP e também haverá o show da Banda “Bateria Quebra Galho”, de alunos da UNESP. A abertura terá início às 19h30 e será realizada no Estádio Municipal Alonso de Carvalho Braga.

As competições terão início no dia 25, a partir das 20 horas e serão disputados em diversas praças esportivas, entre elas o Ginásio da Faculdade FACCAT, Estádio Alonso Carvalho Braga e Centro Esportivo de Tênis de Mesa “MIKI”.

Entre as modalidades esportivas que serão disputadas no JATU estão o Futsal (Feminino/ Masculino), Futebol de Campo (Masculino), Basquete (Masculino), Vôlei (Feminino/ Masculino), Tênis de mesa (Feminino/ Masculino) e Xadrez (Misto).

De acordo com o secretário interino de Esportes, Luiz Carlos Rodrigues “Adonai”, o JATU faz parte de uma tradição do esporte, onde os alunos das faculdades competiam em equipes promovendo a pratica do esporte.

“Os Jogos Acadêmicos de Tupã é um evento que tem como objetivo principal promover a pratica do esporte e fazer essa interação entre os alunos das faculdades. Faziam cerca de 10 anos que não era realizado um JATU e graças a alguns alunos da faculdade FACCAT, a faculdade ESEFAP, a UNESP e também a administração do prefeito Manoel Gaspar, a população poderá desfrutar de mais um evento esportivo muito importante para a população”, conta.

De acordo com Adonai, a participação dos jogos é exclusivo para alunos que estejam matriculados nas faculdades ESEFAP, FACCAT e UNESP, porém toda a população pode prestigiar as competições. O evento será totalmente gratuito.

“Todos os eventos serão gratuitos e é importante lembrar que as competições serão fechadas para os alunos, mas toda a população pode assistir e fazer sua torcida pelas equipes”, ressalta.

De acordo com o presidente do comitê organizador do JATU, Rodrigo Catalan, os Jogos Acadêmicos além de promover o esporte tem como objetivo também resgatar as tradições esportivas do município.

“Nossa ideia foi trazer de volta os Jogos Acadêmicos para incentivarmos ainda mais a prática de esportes dentre os acadêmicos e trazer um pouco de entretenimento para os tupãenses”, conta.

Rodrigo conta ainda que a ideia de resgatar a tradição do JATU foi bem aceita pelo prefeito Manoel Gaspar e pela Secretaria de Esportes oferecendo apoio total ao evento.

“Fomos muito bem recebidos pela Prefeitura e pela Secretaria de Esportes com a ideia de trazer de volta o JATU. E com muita dedicação nós faremos dessa edição a melhor de todas, para que nos próximos anos esse evento volte a ser realizado, voltando a ser uma tradição esportiva na cidade”, relata.

Para finalizar, Rodrigo ainda lembrou sobre a formação esportiva em outros países e comentou sobre como cultivar os eventos regionais e municipais para não deixar com que eles se acabem.

“Em qualquer lugar do mundo, a formação esportiva muitas vezes ocorre dentro do ambiente educacional e essa é uma das missões do JATU. Não precisamos criar nada revolucionário, apenas entender esse processo que é mundial e adequar a qualidade e cultura de nossa cidade”, finaliza.