E-mail
Assine já!
Notícias Unisite

22/01/2009 - 14:34:31

Descargas atmosféricas
Verão aumenta incidência de raios e queda de energia elétrica
ALTERA O
TAMANHO DA LETRA


O verão não é só a estação de sol e calor, é também a mais chuvosa. Nessa época é comum a ocorrência de tempestades; chuvas com ventos fortes e raios, queda de galhos e árvores na rede de transmissão de energia.

Nestas condições, podem ocorrer desligamentos acidentais, seja por defeito em equipamentos ou mesmo para a proteção de todo o sistema elétrico.
É preciso estar atento não só para proteger-se na hora das tempestades, mas também aos aparelhos eletro-eletrônicos, porquê as sobretensões na rede, provocadas por raios, podem incidir diretamente nas instalações dos consumidores por meio da rede de energia ou penetrar por outras vias que não elétrica (telefonia, antenas de TV, TV a cabo, etc.).

Segundo o Gerente do Centro Regional de Serviços da Vale Paranapanema, Marco Braga, nestas condições, uma boa medida é instalar dispositivos de proteção no quadro de entrada de energia elétrica. No caso de equipamentos mais sensíveis, é recomendável a proteção por dispositivos instalados nas próprias tomadas de alimentação, como estabilizadores ou filtros de corrente.

O gerente orienta ainda, para que o consumidor, desconecte das tomadas todos os aparelhos eletrônicos e fios de antenas. Evitar também ligar aparelhos ou motores elétricos, para não queimá-los e, não usar telefone fixo.

Se você estiver fora de casa, evite contato com cercas de arame, grades, tubos metálicos, linhas telefônicas e de rede de energia elétrica. Ficar sempre afastado de veículos como motos, bicicletas, tratores, carroças ou máquinas agrícolas, além é claro, de áreas descampadas, pastos, campos de futebol, piscinas, lagoas, praias, árvores isoladas, postes, mastros e locais elevados.

Volume de chuvas e desligamento

Só para termos uma idéia, de acordo com o Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas, o Ciiagro, órgão ligado ao Governo do Estado de São Paulo, no período de 12/01 a 18/01, na região de Tupã, choveu, no mesmo período, 44mm, no acumulado do mês, 78mm.

Na região de Assis, choveu 125mm. O acumulado do mês é de 262 mm.