E-mail
Assine já!
Notícias Unisite

15/12/2004 - 08:54:57

Polícia Militar completa 173 anos de fundação hoje
A história da PM começa em 1831, quando por lei da Assembléia Provincial, proposta pelo Presidente da Província, Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, foi criado o Corpo de Municipais Permanentes...
ALTERA O
TAMANHO DA LETRA


A Polícia Militar comemora hoje 173 anos de existência. A história da PM começa em 1831, quando por lei da Assembléia Provincial, proposta pelo Presidente da Província, Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, foi criado o Corpo de Municipais Permanentes, composto de 100 praças a pé e 30 a cavalo, que ficaram conhecidos como os "Cento e Trinta de Trinta e Um". Estava fundada a Polícia Militar do Estado de São Paulo, que hoje conta com mais de 93 mil homens e mulheres.



Durante o século XIX a Corporação Policial Militar Paulista recebeu várias denominações e participou praticamente de todas as campanhas em que o país se viu envolvido, destacando-se a Guerra dos Farrapos, (1838), a colonização dos Campos das Palmas (1839), no extremo da província, hoje pertencente ao Paraná; a Revolução Liberal de Sorocaba, em 1842; a Guerra do Paraguai (1865/1870); a Revolta da Armada e a Revolução Federalista (1893/1894); a Campanha de Canudos (1897).



No século XX a Força Pública interveio nas situações extremas em que a ordem foi quebrada, sempre a serviço da população e do Poder constituído. Esteve a Milícia nas revoluções que marcaram o fim da chamada "República Velha" e na famosa "Clarinada" de 1932. Esteve presente na Segunda Guerra Mundial, não só na segurança de pontos vitais dentro de nossas fronteiras, mas também nos campos da Europa, onde a Polícia do Exército foi formada com efetivos da Guarda Civil, corpo policial criado em função da Força Pública (1926) e a ela incorporado em 1970 para formar a atual Polícia Militar do Estado.



"Enquanto isso, anonimamente, dia e noite, os efetivos da Polícia Militar sempre patrulharam as cidades, são mais de 150.000 ligações para o 190 por dia em todo o Estado. Nossos Policiais Militares policiam espetáculos e campos esportivos, perseguem foragidos da Justiça, e fiscalizam matas, rios e estradas de nosso Estado. Ao lado disso, desempenham relevante atividade social, conduzindo feridos a hospitais, apagando incêndios e realizando partos, até dentro de viaturas", afirmou o coronel Alberto Silveira Rodrigues, Comandante Geral da PM.



A Polícia Militar é hoje uma Organização fardada, organizada militarmente, subordinada ao Governador do Estado, através da Secretaria da Segurança Pública e do Comando Geral da Corporação, e que presta seus serviços dentro do rigoroso cumprimento do dever legal. O coronel lembra que a implantação do Policiamento Comunitário, em que a instituição foi também pioneira na América Latina, vem trazer a garantia de modernidade e de procedimento democrático que são atributos tão almejados pela população para qualquer serviço público, mas que toma ares imperiosos quando se trata de Segurança Pública.



Com o efetivo distribuído por todo o território do Estado, e atendendo aos 645 municípios e os seus quase 38 milhões de habitantes, a Polícia Militar exerce sua função em terra, no ar e no mar, nas estradas, nas florestas, nos campos e nas cidades, visando dar tranqüilidade à população, em um mundo cada vez mais conturbado. "Os integrantes da instituição têm contribuído com a sociedade paulista e deixado sua marca positiva nos corações daqueles que amam sua terra, que desejam um futuro melhor, e que comungam conosco do ideal de uma pátria grande e feliz. Contando com o imprescindível apoio das autoridades constituídas, a quem sempre serviu e servirá impessoalmente, a Polícia Militar do Estado de São Paulo pretende continuar sendo mais um dos pilares da grandeza de São Paulo e do Brasil, fiel ao lema que ostenta em seu brasão: Lealdade e Constância. Parabéns a todos vocês, Policiais Militares que continuam a escrever a história de glórias da nossa Instituição, com profissionalismo, dedicação e entusiasmo!", finalizou o comandante geral da PM.

Assessoria