E-mail
Assine já!
Notícias Unisite

13/03/2017 - 07:35:34

SENAR inicia dois cursos: seringueira e turismo rural

ALTERA O
TAMANHO DA LETRA



O Curso de Seringueira, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em parceria com a Prefeitura Municipal de Tupã, dá início nesta segunda-feira, ao curso de Seringueira que se estende até o dia 17 de março.

Segundo Márcia Rotoli, coordenadora do SENAR, o curso que será realizado das 8h às 17 horas, ainda contam com 2 vagas restantes. Ao final do curso, os participantes receberão certificado.

“Caso haja interesse nas duas vagas restantes, o participante poderá comparecer no Sindicato Rural, localizado na rua Duque de Caxias, 7, na segunda-feira, munido da cópia do comprovante de residência, RG e CPF”, explicou.

De acordo com Márcia, o curso oferece aos alunos aulas teóricas e práticas, que é uma das partes mais importantes para os participantes. “É importante para que o sangrador seja capacitado e aprenda as técnicas da área, pois é o jeito e a posição correta para a retirada do látex que faz o produto ter maior qualidade”, disse.

Márcia explicou que durante o curso, os trabalhadores rurais aprendem qual é a etiologia da planta, de onde ela é originária, quais são as regiões propícias para a produção do látex no Brasil, além de toda a técnica adequada para se proteger e proteger também o meio ambiente.

Segundo ela, o cultivo da seringueira exige alguns cuidados e técnicas, pois quando o produtor rural vai plantar um seringal, é necessário que seja escolhida a muda correta e também a área adequada de plantio e o manejo.

“O produtor demorará esse tempo para ver o látex correr, e, depois de começar a extração do seringal. A árvore de seringueira, que é considerada perene, vai permanecer produzindo por aproximadamente 32 anos, por isso, é importante que ela seja plantada e conservada de forma correta”, disse.

Turismo Rural

Também nesta segunda-feira, o SENAR dará início ao curso de Turismo Rural, que será realizado na segunda e na terça-feira das 8 às 17 horas no Sindicato Rural.

De acordo com o Márcia, o curso é voltado para produtores rurais que pretendem se qualificar e agregar valores a sua propriedade rural. O curso possibilita capacitação para ampliar os conhecimentos dos produtores rurais que tenham interesse em atuar no ramo, para agregar renda oferecendo produtos e serviços relacionados ao turismo rural

Márcia finalizou informando que o curso é ministrado em 10 módulos, incluindo ‘Oportunidades em Empreendimentos’, ‘Identidade e Cultura’, ‘Gestão de Empreendimentos’, ‘Atrativos Turísticos no Meio Rural’, ‘Ponto de Venda de Produtos’, ‘Meios de hospedagem’, ‘Meios de alimentação’, ‘Atendendo e encantando o cliente’, ‘Resgate gastronômico e consolidação do programa’.