E-mail
Assine já!
Notícias Unisite

05/04/2017 - 09:45:29

Equinos
Senar e Prefeitura oferecem curso de Equideocultura-Comercialização nesse mês Objetivo do curso é preparar o animal para a comercialização
ALTERA O
TAMANHO DA LETRA



O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com a Prefeitura Municipal de Tupã e o Sindicato Rural estão oferecendo estão oferecendo o curso de Equideocultura-Comercialização. O curso será realizado na Hípica Por do Sol, localizada na estrada Tupã-Queiroz KM 3.

Segundo a coordenadora do Senar, Márcia Rotoli, o Senar dará início ao curso de Equideocultura-Comercialização que se estende até o dia 20. Ainda restam 4 vagas disponíveis e as inscrições podem ser realizadas até o dia 14.

“As inscrições podem ser realizadas no Sindicato Rural, localizado na rua Duque de Caxias, 7. No ato da inscrição, é necessário que o interessado apresente RG, CPF e comprovante de endereço”, disse.

De acordo com Márcia, serão abordados temas como prevenção de acidentes no trabalho; proteção ambiental; manejo das instalações; abrigo, baia ou cocheira, iluminação; cocho e bebedouro; piso (dreno); uso correto da argola (nós); escolha da cama que será usada nas baias; palha de arroz; areia; serragem (maravalha); bagaço de cana e feno seco; limpeza; piquete; cerca; porteira; pastagem e água.

“Já na equideocultura – preparação do animal para comercialização serão abordados temas como lanchonete; brete de contenção; quarto de sela; quarto de ração; farmácia e lavador”, disse.

A coordenadora finalizou explicando que também serão abordados temas como destino correto do estrume (esterqueira), trabalho de guia em redondel, condução correta do equino (conformação / morfologia), parada correta do animal (conformação / morfologia), toalete diário, retirada do animal da baia, limpeza de cascos, banho ou ducha, cuidados com pelos e crinas, fechar o animal na baia, necessidade do uso da capa, necessidade do uso do modelador de pescoço, asseios especiais - preparo do animal para comercialização e/ou apresentação.

“Os alunos também aprenderão sobre uso correto da tesoura ou tosqueadeira, banho com produtos específicos, maquiagem, apresentação no tatersal, traje de quem conduzirá o animal, alimentação, organização do quarto de ração, quantidade de concentrado: seguir as orientações do responsável técnico, horários, pastejo direto, cesta de feno, vermifugação e vacinação, organização da farmácia, além de seguir as orientações do responsável técnico”, finalizou.