E-mail
Assine já!
Notícias Unisite

20/04/2017 - 09:20:29

Terceira Idade
Academia da Saúde tem modernos aparelhos para a Terceira Idade Objetivo do local é contribuir para a promoção da saúde da população
ALTERA O
TAMANHO DA LETRA



A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde oferece diversos serviços na Academia da Saúde com o objetivo de melhorar as condições de saúde dos moradores, por meio de incentivo a prática de esportes no ESF (Estratégia de Saúde da Família) setor S.

Segundo o professor de Educação Física, Anderson Medeiros, no período da manhã são atendidos cerca de 20 alunos nas atividades de Ginástica para a Terceira Idade. “Também no período da manhã, a Academia da Saúde oferece treinamento resistido para 30 alunos. Além de acompanhamento de educadores físicos para aqueles que possuem hipertensão, diabetes, cardiopatia, obesidade e dislipidemia”, explicou.

Segundo o professor, os usuários da academia da saúde contam com aparelhos modernos como esteira e bicicleta ergométrica, além de equipamentos para fortalecimento de musculatura e aparelhos de uso coletivo em atividades aeróbicas.

Já a Educadora Física Érica Lamberti, que também é responsável pela Academia da Saúde ressaltou que as aulas de ginástica coletiva são liberadas para toda a população. Já as aulas de musculação e treinamento funcional são destinadas somente para pessoas com doenças crônicas e que pertencem ao ESF S.

“A academia da saúde realiza atendimento para qualquer pessoa e qualquer idade gratuitamente, basta apenas residir O paciente tem residir no território da Unidade Saúde da Família do Setor S (USF-S) e ter um encaminhamento médico da USF-S. Em seguida os interessados passam por uma avaliação realizada pelos educadores físicos disponíveis pela Academia da Saúde”, explicou.

A educadora finalizou destacando que o objetivo principal da academia da saúde é contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer e modos de vida saudáveis. “Muitos pacientes diminuíram o número de medicamentos, melhoram a qualidade de vida e o bem estar através também da socialização realizando novas amizades dando assim mais alegria na vida”, finalizou.

A Academia da Saúde está localizada na rua Grécia no Jardim Europa, Vila Santa Rita de Cássia e atende das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.