E-mail
Assine já!
Notícias Unisite

06/03/2015 - 16:22:10

NOTÍCIAS DA SEMANA - 06.03.2015
Por Roberto Musatti
ALTERA O
TAMANHO DA LETRA


1. Os bancos City e HSBC vão apresentar prejuízo referente ao ano de 2014. Uma exceção comparados com os lucros quase indecentes do Itaú e Bradesco. Parte da explicação está na concentração dos empréstimos para grandes empresas e grandes investidores como Eike Batista, cujas dificuldades arranharam bem os balanços. Suas fraquezas estão no consignado e no varejo onde o risco pulverizado possibilita bons resultados. A falta de crescimento no montante total de empréstimos também prejudicou resultados. (Valor Digital)

2. O Senador McCain, republicano do Arizona e ex-candidato à presidente dos EUA, perdeu a compostura nesta semana dizendo estar envergonhado da política americana em relação à Ucrânia. Ele comparou Obama a Nixon e não se conforma do país não ajudar militarmente com armas e equipamentos o exército da Ucrânia que vem sendo sistematicamente dizimado pelas tropas russas disfarçadas de revolucionários. A atitude medrosa da Europa em especial da Alemanha que teme um conflito generalizado em suas portas, pode até entregar a Ucrânia de bandeja para Putin, a exemplo do cessar-fogo que possibilitou a tomada de importante cidade ucraniana pelos ‘revolucionários russos’. (BI – Politics)

3. A produção mundial recorde de açúcar com estoques em crescimento jogou o preço da commodity para o nível mais baixo dos últimos 5 anos. Também ajudou a queda a decisão da Índia (2º maior produtor mundial) de dar subsídio a suas combalidas usinas, estimulando assim suas exportações. É bem verdade que o fortalecimento do dólar frente todas as moedas força necessariamente uma queda que, entretanto, é muito acentuada favorecendo no Brasil a produção do Etanol e dando um respiro às combalidas Usinas. (Agrimoney)

4. Os paises bálticos voltaram a adotar o serviço militar obrigatório em face do perigo russo. Apesar de pertencerem à OTAM o que forçaria os demais paises a reagirem a uma invasão russa ao estilo da Criméia, as tímidas reações da Alemanha e França ao ataque russo na Ucrânia, estão levando Latvia, Estonia e Lituânia a se prevenirem. Resta saber se Putim ficará impressionado...(BI – Intelligence)

5. Agora é a Índia que esta construindo rapidamente um novo porta-aviões em resposta à construção de dois novos porta aviões chinêses. A aposentadoria em 2016 da belonave ‘Viraat’ deixando apenas o ‘Vikramaditya’ em ação, está apressando os hindus que sempre olharam com desconfiança a expansão naval de Beijing na região, se apoderando de ilhas e arquipélagos visando exploração de riquezas minerais como o petróleo. A nova belonave terá tecnologia americana, fruto do acordo de colaboração entre os dois paises e será do tamanho das gigantes americanas em operação. Até 2018 a Índia deve lançar às águas dois menores – o ‘Vikrant’ e outro a ainda ser nomeado.(BI- Military)

6. Os mercados futuros de commodities estão em volatilidade. A queda do preço do petróleo trouxe para baixo o etanol na medida em que as usinas americanas baixaram sua produção. Esta baixa despeja mais milho no mercado que também reagem reduzindo preços. A soja está em alta acentuada, mas apenas pelos problemas da greve dos caminhoneiros no Brasil enquanto o farelo reage também pela possível importação da costa leste americana. Os preços do Café arábica que tanto subiu em 2014, já perdeu 15% este ano em face da queda do real frente ao dólar. (Agrimoney)

7. Aproveitando a queda dos preços no trigo, o Egito fez sua maior compra dos EUA nos últimos anos: 290 mil toneladas. A compra foi maior que todas as compras de 2013-14 e 2015 até a data, feita abaixo até dos preços médios praticados. Esta negociação não elevou o preço da commodity mantendo seus valores estáveis, em função dos altos estoques do produto e a boa produção de 2014 nos EUA. (Boa noticia para a cesta básica brasileira e a inflação) (Agrimoney)

8. Enquanto as previsões da safra 2015 continuam otimistas apontando para novo recorde na quantidade de grãos, a queda dos valores em dolares de quase todas a commodities justificam as previsões menos otimistas da John Deere para o Brasil. Segundo a empresa, grande fabricante e vendedora de equipamentos para o agronegocio, o valor da safra 2015 de grãos terá uma queda de 12% 0 - a maior desde 2003 - para aproximadamente US$ 85 bilhões. (Péssima noticia para nossa balança comercial e entrada de dólares no país... pode resultar em nova alta da moeda americana frente ao Real e assim novas pressões inflacionarias) (Agrimoney)

9. A Lenovo tem vendido milhares de notebooks com um ‘quase virus’ (Malware) chamado de Superfish. É um programa descrito pela empresa como uma tecnologia que ajuda o usuário a encontrar produtos através da analise de imagens na web, oferecendo instantaneamente produtos e ofertas semelhantes que possam ter preços menores. Na realidade acaba oferecendo propagandas indesejáveis em paginas da Web como o Google. Após muitas reclamações nas redes sociais a empresa avisou que vai parar de colocar o programa na configuração inicial de seus notes. (Até la... cuidem-se !!!) (BI – Tech)

10. A Europa começa a reagir contra os ataques de extremistas islâmicos, mas de uma forma passível de criticas. A Áustria aprovou uma serie de medidas incluindo a proibição de doações a entidades islâmicas, obrigatoriedade dos imãs (clérigos e professores islâmicos) terem proficiência em alemão e o uso do Alcorão também em alemão. A Áustria tem 12.5% da população de Viena como sendo islâmica e 7% do total, fruto da imigração Turca de trabalhadores com menores qualificações. Como estas restrições se aplicam só para o Islamismo, a chiadeira está começando. França, Alemanha e Suíça gostaram da idéia. (The Blaze)

11. Warren Buffet, o “mago de Omaha’ dono do fundo de investimento Berkshire Hathaway, o homem mais rico do planeta, tem uma formula para se manter saudável nos seus 84 anos – se alimenta como uma criança de 6 anos. Se consome 2700 calorias num dia, ¼ delas é de Coca Cola ou 5 latinhas por dia, a primeira no café da manhã. (O fato que detem 9% da empresa ou US$ 16 bilhões também ajuda...) Gosta de comer batatas chips UTZ da Pensilvânia (empresa que não possui mas está pensando) e adora um sorvete de flocos de manhã também. Justifica sua dieta: ‘Pesquisei e descobri que a taxa de mortalidade entre as crianças de 6 anos é muito baixa, portanto...(Sabendo que a Coca começou como um xarope medicinal e que a cafeína que ela contem é sabidamente benéfica para circulação e a mente, esta aí a dica...) (Fortune on line).

Roberto Musatti - Economista (USP), Mestre em Marketing (Michigan State) e Professor da Reges