E-mail
Assine já!
Notícias Unisite

19/02/2009 - 09:18:38

Tupã Folia
Circuito carnavalesco na Tamoios em final de montagem
Portais no estilo "high tec", área de recreação para crianças e câmeras de vídeo inovarão evento, que espera atrair cerca de 100 mil pessoas

ALTERA O
TAMANHO DA LETRA



Maior e mais completo, o Carnaval de rua, o "Tupã Folia é só alegria na Avenida", contará em sua quarta edição com uma super-estrutura. Tudo para garantir aos milhares de foliões que devem brincar as cinco noites de Carnaval, no circuito que está sendo montado na Avenida Tamoios, muita segurança, harmonia, animação e, claro, samba no pé.
A montagem do circuito carnavalesco começou na segunda-feira. Em frente do Tupã Tênis Clube (TTC), já foram montadas seis tendas para a realização das duas matinês, que deverão atrair os foliões mirins e também os pais, nos dias 22, domingo, e 24, terça-feira, a partir das 14h30 min, na Avenida Tamoios, esquina com a Rua Tapajós. A folia vespertina terá animação da Banda Millenium.
Será exatamente a partir deste ponto do circuito, na Avenida Tamoios com Rua Tapajós, que será montado o pórtico principal, com 12 metros de comprimento, ornamentado com alegorias carnavalescas à base de luminosos.
O pórtico, em estilo "high tec", será o portal principal para o circuito, que se estenderá num raio de aproximadamente 250 metros metros lineares, até o palco, que será montado na Avenida Tamoios, próximo da Rua Nhanbiquaras.
A estrutura prevê ainda que quatro telões estarão espalhados pelo circuito, permitindo que todos os foliões acompanhem e apreciem a coreografia encenada pelos 16 integrantes da Banda Brasil 2000.
De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo, outros quatro pórticos, também em estilo "high tec", mas com dimensões menores ao do portal principal, serão montados em outras entradas para o circuito carnavalesco.
Novidades também ficarão por conta de uma área de recreação infantil, montada ao lado das tendas das matinês, que contará com brinquedo, animação de palhaços e monitores. A idéia é proporcionar recreação para as crianças enquanto os pais curtem as cinco noites do "Tupã Folia é só alegria na Avenida.
"O 'Tupã Folia' é um evento para o público jovem e também para toda a família. Então, decidimos inovar com esta área de recreação infantil, que terá toda segurança para garantir a diversão tanto das crianças quanto dos pais que poderão curtir o carnaval tranquilamente", informou a secretária de Cultura e Turismo, Aracelis Góis Morales.
Maior com relação ao ano passado, a área da praça de alimentação será ampliada e padronizada, comportando maior número de vendedores de alimentos e bebidas.
Aracelis informou que neste ano os vendedores estarão devidamente uniformizados, com coletes de cor laranja e com crachás. Também as entradas para o circuito serão permitidas somente no portão principal.
Ainda de acordo com a secretária de Cultura e Turismo, haverá dentro do circuito locais para guardar capacetes e 20 banheiros químicos.

Mais segurança

Para garantir a harmonia e a animação dos foliões, o "Tupã Folia" contará com uma super estrutura de segurança, começando do exterior do recinto, que contará com guardadores de carros, devidamente uniformizados, com coletes na cor verde limão, e com crachás. As inscrições estão abertas até o próximo dia 19, às 11 horas, na Biblioteca Municipal, com Marta.
De acordo com a secretária Aracelis Morales, todos os foliões serão revistados na entrada do circuito. Não será permitida a entrada com bebidas em garrafas de vidro e uso somente de copos descartáveis. Outra medida será a proibição de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.
O delegado Seccional de Polícia, Luiz Antônio Hauy, informou que dentro do circuito haverá plantão da Polícia Civil.
Já de acordo com o comandante da Polícia Militar, capitão Fernando Bigeschi, também haverá policiamento militar e a presença de viaturas resgate.
Segundo Bigeschi, haverá rondas policiais em toda a cidade, não havendo prejuízos para a população em geral.
O "Tupã Folia" também contará com o apoio da Secretaria de Saúde, que distribuirá 17 mil camisinhas, da Esefap, que estará presente através de estande, da Sabesp e da Vale do Paranapanema.