E-mail
Assine já!
Notícias Unisite

21/05/2010 - 16:20:46

Crotalária
Planta é utilizada no combate ao mosquito transmissor da dengue
ALTERA O
TAMANHO DA LETRA


A Câmara aprovou indicação da vereadora Dra. Lucília Donadelli (PV) que solicita ao prefeito Waldemir e aos secretários municipais Eliseu Borsari (Meio Ambiente), Edson Schiavon (Agricultura) e Antônio Brito (Saúde) estudos para aquisição de sementes da planta Crotalária Juncea.

Objetivo é utilizar a planta no combate à dengue no município, já que o vegetal atrai libélulas que se alimentam das larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A medida já foi adotada com sucesso em cidades como São José do Rio Preto e Monte Aprazível, que distribuíram mudas à população para reduzir a incidência do mosquito.

Dra. Lucília explica que as sementes da crotalária seriam germinadas no Viveiro Municipal e distribuídas à população pelos agentes que trabalham no combate à endemia. A ideia é que os moradores plantem essas flores nos quintais para atrair as libélulas.

“A Crotalária Juncea é um planta leguminosa, geralmente usada para adubação verde e controle de nematóides nos solos e que atrai as libélulas, insetos voadores que se alimentam das larvas do mosquito Aedes aegypti. Assim, a planta é responsável pelo controle biológico do inseto transmissor da dengue e pode auxiliar o município na campanha de combate à doença”, avalia a vereadora.

Apesar dos resultados promissores, Dra. Lucília ressalta que o uso da crotalária não dispensa a responsabilidade de cada morador com o seu quintal e nem do governo local com os espaços públicos, mas observa que esse controle biológico é uma ajuda importante e ambientalmente adequada.

“Além disso, ela nos fornece a beleza das flores e das libélulas nos nossos jardins, vasos e quintais. Precisamos nos unir no combate à dengue e a prevenção é o único caminho”, reforça.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal