E-mail
Assine já!
Notícias Unisite

29/10/2012 - 06:27:56

Cras Leste
Meio ambiente, bullying e alimentação saudável são temas de palestra
ALTERA O
TAMANHO DA LETRA


O Centro de Referência de Assistência Social da região Leste (Cras Leste) é um equipamento social localizado em uma das áreas estratégicas do município, que apresenta maior vulnerabilidade e risco social. A unidade tem seu foco voltado ao atendimento socioassistencial. Por meio do Serviço de Proteção e Atenção Integral às Famílias (PAIF), a comunidade tem a oportunidade de mudar a realidade social em que se encontra. “O principal objetivo dos trabalhos é garantir o acesso da população às políticas públicas”, explica a coordenadora da unidade, Patrícia Costa Machado.

“As ações do PAIF não devem possuir caráter terapêutico. Trata-se de um serviço baseado no respeito à heterogeneidade dos arranjos familiares, valores, crenças e identidades das famílias. Fundamenta-se no fortalecimento da cultura do diálogo, no combate a todas as formas de violência, de preconceito, de discriminação e de estigmatização nas relações familiares”, explica ela.

A equipe técnica do Cras identifica as necessidades dos indivíduos e das famílias da área de abrangência por meio de demanda espontânea ou visita domiciliar, acolhe e insere em atividades coletivas, realiza atendimento psicosocial, trabalhos de grupos com as famílias, além de encaminhar para inclusão em programas sociais.

O Cras realiza reuniões socioeducativas mensalmente no período noturno. Sempre na segunda e terça-feira de cada mês, a unidade apresenta uma palestra com o tema sugerido pelas próprias famílias que participam dessa atividade. “Cada mês um representante da rede prestadora de serviços do município é convidado para falar às famílias”, conta Patrícia.

No mês de agosto, Diego Bisi Almada, representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, participou do encontro para esclarecer e informar sobre a coleta e o destino final dos diferentes tipos de resíduos produzidos pelos cidadãos tupãenses. Durante a palestra, o técnico explicou as maneiras corretas de lidar com todos os tipos de material descartado diariamente, como entulhos, lixo eletrônico, galhos de árvores, móveis velhos, lixo orgânico, material reciclável e até óleo de cozinha.

“Estas informações são imprescindíveis para despertar na população o entendimento quanto à importância de manter o lar limpo e livre de insetos indesejáveis, além de servir como referencial nos trabalhos de preservação do meio ambiente”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Neusa Assad Gonçalves. O tema faz parte dos diferentes assuntos abordados nos trabalhos desenvolvidos com as famílias no Cras Leste. “Buscamos despertar em cada cidadão o reconhecimento como sujeito de direitos e deveres e manter o meio ambiente saudável é uma forma de exercer cidadania”, acrescentou a coordenadora da unidade.

Em setembro, a psicóloga e conselheira tutelar Samara Rodrigues abordou o tema “Bullying e Violência nas Escolas”. “Este assunto, ultimamente tem sido difundido pela mídia e, em especial, bem trabalhado entre os grupos de adolescentes no Cras e nas escolas. Trata-se de uma grande preocupação entre os professores e pais dos alunos”, acrescentou Patrícia. A palestrante enalteceu a importância do diálogo entre pais e filhos e do acompanhamento sistemático em relação à conduta das crianças e jovens no ambiente escolar e em casa.

No mês de outubro, as famílias de referência do Cras Leste ouviram as orientações transmitidas pela nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Fernanda Querino, que falou sobre alimentação adequada com um custo baixo, de acordo com a realidade das famílias. “É possível manter uma alimentação saudável com alimentos da época e sem gastar muito”, disse a nutricionista, esclarecendo que uma alimentação saudável pode ser composta por arroz, feijão, carne e verdura. Ela destacou ainda a importância de incluir frutas e legumes na alimentação diária, lembrando que é importante comprar apenas o que vai ser consumido, evitando assim gastos excessivos e desperdícios.

As próximas reuniões socioeducativas noturnas acontecerão nos dias 13 de novembro e 04 de dezembro no anfiteatro Clei Alexandre da Silveira. Para maiores informações, basta entrar em contato com o Cras Leste, através do telefone 3491-3996.