E-mail
Assine já!
Notícias Unisite

12/02/2016 - 08:48:42

Prefeitura faz avaliação positiva do Tupã Folia
Balanço da festa será divulgado pela prefeitura na próxima terça-feira
ALTERA O
TAMANHO DA LETRA



Com segurança, bom público, baixo custo e muita animação. Foi assim que o Tupã Folia começou no último sábado (06) e chegou ao fim nesta terça-feira (09). A tradicional festa brasileira, foi realizada novamente em Tupã na avenida Tamoios, com entrada gratuita.

Segundo a secretária municipal de Turismo e presidente da comissão organizadora do Tupã Folia 2016, Márcia Felix, o carnaval de Tupã ultrapassou as expectativas de público e também de economia, já que todo o evento foi realizado com custos mínimos, contando com parcerias e patrocínios.

“Apesar do pouco tempo para organizar tudo, nós não podíamos deixar de fazer o carnaval de Tupã, que é uma festa popular e tradicional do nosso município. Não são todos que gostam, mas muitas pessoas apreciam o Tupã Folia 2016, então realizamos o evento para que essas pessoas pudessem usufruir dos shows e de tudo o que a festa proporcionou”, comenta.

Promovida pela Prefeitura e a Secretaria Municipal de Turismo, por meio da Comissão Organizadora do Tupã Folia, a festa teve como um dos objetivos oferecer diversão aos foliões com segurança e organização sem gerar grandes despesas aos cofres municipais.

Por conta disso, o evento contou com o show de Karina e Fábio Negão, DJ Ricardo Costa e DJ Pezão. Para animar a criançada, durante as duas matinês a programação contou com um repertório de músicas nos ritmos do axé e sertanejo universitário.

De acordo com a presidente da comissão, tudo ocorreu dentro do previsto e os quatro dias de festa foram extremamente positivos. “O balanço da festa foi excelente. Tivemos um público considerável, os shows foram ótimos. Nós da Comissão estamos muito felizes e agradecemos o povo pela presença, por ter sido uma festa sem bagunça, uma festa com total segurança e muito bem planejada, apesar do pouco tempo que tivemos para organizar tudo”, disse Márcia Felix.

De acordo com o capitão André Luiz Collado, da Polícia Militar de Tupã, o evento seguiu tranquilo, com apenas uma ocorrência, que foi registrada fora do circuito. Segundo estimativas da comissão organizadora, mais de 35 mil pessoas prestigiaram o Tupã Folia 2016 nas quatro noites e duas matinês.

“Conseguimos fazer todos os eventos, com redução de custos e apoio da iniciativa privada”, conta. O Tupã Folia 2016 contou com a parceria deputado estadual Orlando Morando, que conseguiu o trio elétrico a custo zero; da Unipetro que trouxe o trio até Tupã e das empresas Centro Norte Sinalização, Hotel Cazuza, Ramez Jardim, RDC Empreendimentos, Única Propaganda, Cabonnet, MPL Corretora de Seguros, Varejão Gaspar, Fiorilli Sociedade Civil, SOS Informática, Oficina Mecânica Bauru, Labor Med Consultoria, PrintMaq, Tornotec, Pauliane Distribuidora de Carne, Grupo Visão, Simpliss Informática, Faculdades Faccat, Bom Clima, Varejão Mayrink, Extinjato e Restaurante Toulouse.

O prefeito de Tupã, Manoel Gaspar, participou da festa e mostrou satisfação com a participação dos tupãenses. O evento, que segundo ele é a maior festa popular de Tupã apresentou resultados positivos, principalmente com a participação da iniciativa privada.

Segundo Gaspar, o destaque do Tupã Folia 2016 foi a independência do evento em não depender somente do dinheiro público para sua realização. “O apoio da Prefeitura sempre vamos precisar, mas conseguimos através da iniciativa privada patrocínio e absorvemos custos como o Trio. O resultado positivo não caiu do céu, tudo faz parte do esforço dos idealizadores da festa, dos presidentes dos 8 blocos que foram nossos parceiros também, e da iniciativa privada”, afirma.

Satisfação

Entre os vários aspectos positivos do Tupã Folia 2016, um dos destaques foi a movimentação econômica gerada pela festa, que superou as expectativas. Com mais de 35 mil foliões nas quatro noites de festa, os comerciantes comemoraram os lucros, apesar da realização da festa ter sido confirmada “em cima da hora”.

Segundo o presidente do bloco TFI, Tiago Matias, o Tupã Folia 2016 ultrapassou todas as expectativas. “Nós achávamos que esse ano Tupã não teria um carnaval legal e de repente nos surpreendemos. Talvez no carnaval de agora a redução de custos é melhor do que quando se gastava mais que o necessário. Conseguimos fazer um carnaval econômico, as barracas estão cobrando os preços nos alimentos e bebidas em um valor acessível, a entrada foi gratuita, então foi tudo muito bacana”, afirma.

De acordo com ele apesar de ser realizado em um prazo curto e custos reduzidos, os blocos estão satisfeitos com a realização do Carnaval e também com os lucros que cada um teve.“Esse é um evento que agrega para a cidade, o pessoal sai daqui 1hora da manhã e vai comer lanche, vai comer pizza e assim movimenta a economia da cidade, gera empregos temporários. No nosso bloco tivemos sete pessoas trabalhando e isso gera renda porque temos turistas também e o pessoal acaba gastando na cidade”, conta.

Matias lembrou ainda da importância do Tupã Folia e elogiou a comissão organizadora pelo esforço e trabalho realizado no carnaval. “Tupã precisa ter saúde, infraestrutura, educação, mas também tem que ter lazer, porque afinal de contas a gente trabalha muito o ano todo para poder curtir o carnaval. O feriado vai ter sempre, então a Prefeitura tem que aproveitar o momento para gerar movimento no nosso município. Realmente a Prefeitura de Tupã está de parabéns, temos que tirar o chapéu e aplaudir, em parceria com os blocos, conseguimos fazer um carnaval muito bacana e barato”, ressalta.

Já para o gestor Jefferson Roberto Peixoto, morador em Bastos, o evento é bom para a região, e faz com que a economia local tenha um crescimento favorável. “O carnaval de Tupã é ótimo para a região e toda região está aqui em Tupã. É carnaval muito gostoso. Está de parabéns Tupã, porque a região não teve carnaval, tirando Rinópolis. Mas o de Tupã está sem comparações, foi tudo muito bom”, afirma.

Segundo o vice-presidente do bloco bananeira, Luiz Camilo Libanori, apesar do evento ter sido realizado de última hora os resultados superaram expectativas. “Achávamos que ia dar bem menos pessoas, mas pelo decorrer dos dias a gente viu que deu um público bacana, mas eu acho que se tivessem mais shows, algumas bandas ia dar bem mais gente, mas ficou tudo muito legal”, conta.

O advogado Marcelo Moraes Lourenço também elogiou o evento e disse ainda que a animação tomou conta do carnaval mesmo sendo um carnaval econômico. “Apesar de estar um pouco diferente dos outros anos pela estrutura minimalista, eu achei o evento bem animado, e a música estava muito boa também, estão todos de parabéns”, diz.Para o barraqueiro Tiago Vieira, que estava à frente da barraca do lanche, o evento foi muito chamativo, atraindo turistas e consequentemente movimentando a economia do município.