impressao

20/04/2017

Conseg
Vereadora Telma e prefeito Ricardo visitam Central de Monitoramento em Marília


O prefeito Ricardo Raymundo, atendendo o convite do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), esteve em Marília, onde conheceu a Central de Monitoramento daquela cidade. A vereadora Telma Tulim, o delegado seccional Luiz Antonio Hauy, o tenente da Polícia Militar, André Vander, o capitão da Polícia Militar, André Luis, e o presidente do Conseg, Celso Pavanelli, acompanharam a visita.

Por meio do Sistema Detecta, da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Marília já implantou o sistema de monitoramento por câmeras de segurança. A central está funcionando e as imagens ficam armazenadas e só saem da central a pedido da Justiça.

Durante a visita, a comitiva tupãense foi recebida pelo prefeito de Marília, Daniel Alonso, que apresentou os benefícios do sistema de monitoramento no combate a criminalidade. Em Marília, o sistema foi implantado por meio da parceria entre a Prefeitura e o governo estadual.
Desde 2016, a vereadora Dra. Telma tem defendido a instalação de câmeras monitoramento e vigilância nas áreas com índice de ocorrências policiais, em observância ao que determina a Lei 15.518 de 17 de julho de 2014. Por meio de indicação aprovada pela Câmara Municipal, a parlamentar solicitou ao Poder Executivo que realize o investimento para coibir a ação da criminalidade.

A Lei n° 15.518 de 17 de julho de 2014 dispõe que serão instaladas câmeras de monitoramento e vigilância nas áreas com índice de ocorrências policiais no Estado de São Paulo, com objetivo conferir maior segurança aos cidadãos do estado, facilitando a resolução de ocorrências policias, assim como diminuir suas incidências nos locais onde são mais corriqueiras.

Amparados na legislação vigente, a vereadora Dra. Telma ressaltou que é necessário elaborar estudos para instalação de câmeras de monitoramento e vigilância nas áreas com índice de ocorrências policiais em nossa cidade. “A reunião foi importante porque o prefeito Ricardo teve a oportunidade de conhecer o sistema e ver o quanto essa tecnologia pode trazer segurança aos nossos munícipes”, comentou.

Segundo a vereadora Dra. Telma, as câmeras de monitoramento e vigilância apresentam-se como importante ferramenta na prevenção e resolução de tais ocorrências. Os equipamentos auxiliam não só na solução das ocorrências, como em sua prevenção, inibindo as atividades dos infratores.

A instalação de câmeras de monitoramento é uma reivindicação antiga da população tupãense. “As câmeras de monitoramento também são sugeridas Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) há anos, que já inclusive realizou estudos e levantamento dos pontos mais necessários, com maiores incidências de ocorrências policiais”, informou.

O prefeito Ricardo Raymundo destacou que a segurança é uma prioridade. Por isso, estudos serão feitos para viabilizar a implantação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade a fim de proporcionar mais segurança e evitar a ação da criminalidade.