Configuração do e-mail em aplicativos clientes

SELECIONE SEU APPLICATIVO PARA VER O PASSO-A-PASSO:

Computador:

CONFIGURAÇÕES DE ENTRADA E SAÍDA

Tipo de conexão entrada: POP3 ou IMAP (Qual usar?)

Servidor de ENTRADA  de e-mail: (Incoming mail server): mail.dominio.com.br

Porta de entrada de email (SSL):  995 para POP3, 993 para IMAP

Servidor de SAÍDA/SMTP de email: (Outgoing mail server): mail.dominio.com.br

Porta de saída de email (SSL ou TLS): 465 ou 587

Servidor de saída Requer Autenticação: Verifique se a opção meu servidor requer autenticação está marcada no aplicativo cliente usado.

OBS: Em mail.dominio.com.br, alterar dominio.com.br pelo nome de seu domínio!

Configurações de Segurança/Criptografia: As opções marcadas com SSL devem ser verificadas. É possivel usar também TLS, usando a porta 587 para configuração de saída.

Nome do Usuário / Conta: Este deve ser o endereço de e-mail completo, Ex.: nome@dominio.com.br

Senha: A senha da conta do e-mail.

OBS: Não selecione SPA (Secure Password Authentication), se for oferecido.


POP vs IMAP

Além do webmail, existem duas formas (ou protocolos) que pode utilizar para acessar seus e-mails. Trata-se dos protocolos IMAP e POP.

Estes são os protocolos que permitem que o seu cliente de e-mail (Outlook, Thunderbird, Mail.app etc.) faça a ligação com o servidor de e-mail para baixar (descarregar) as suas mensagens para consulta no computador ou no seu dispositivo móvel.

Confira, abaixo, os detalhes e recomendações para cada protocolo:

POP (Post Office Protocol)

POP3 permite que você baixe cópias das suas mensagens de e-mail para o seu computador pessoal. As alterações feitas não são visíveis para outros usuários ou computadores que acessam a conta de e-mail – já que você está fazendo mudanças para cópias locais. Consequentemente, as mensagens enviadas, movidas ou excluídas de um computador usando o POP só podem ser vistas em pastas do computador local.

As cópias das mensagens de e-mail ficam inalteradas no servidor, mas é muito fácil configurar a exclusão automática dessas cópias do servidor sempre que você baixar os e-mails ou agendar essa exclusão para períodos determinados.

POP é recomendado para:

Os usuários que preferem manter um backup de todas as suas mensagens
Os usuários que têm pouco tempo para estar on-line, mas precisa ler e-mails
Os usuários que precisam arquivar cópias permanentes de seus e-mails

IMAP (Internet Message Access Protocol)

IMAP permite que você leia e-mails como eles aparecem no servidor de hospedagem. Todas as mensagens e as alterações feitas (apagar, responder, encaminhar, mover) são visualizadas por qualquer outra pessoa que inicia a sessão no webmail ou IMAP. Dependendo da configuração do programa, as mensagens podem ser guardadas temporariamente para visualização offline.

IMAP é recomendado para:

Os usuários que se conectam a contas de e-mail a partir de vários computadores
Os usuários com aparelhos móveis com acesso à internet, como smartphones ou tablets
Vários usuários que precisam acessar a mesma conta de e-mail
Os utilizadores que pretendam ter sempre suas mensagens, incluindo mensagens enviadas e pastas de mensagens, guardadas no servidor
Acessando o e-mail: Cliente de e-mail vs. Webmail

Programas de e-mail

Um cliente de e-mail pode ser iniciado a partir do seu ambiente de trabalho e fornecendo um acesso rápido a todos os seus e-mails. Eles também têm ferramentas avançadas e características que o webmail não oferece.

Embora o acesso ao e-mail através de um cliente de e-mail seja rápida, pode ser menos segura do que o acesso via webmail, principalmente se você autorizar o programa a lembrar de sua senha.

Há muitos programas para escolher, incluindo o programa padrão do sistema operacional do seu computador como, por exemplo:

Microsoft Windows inclui o Outlook ou Windows Mail
Apple inclui Mail
Há também programas de terceiros, como o Mozilla Thunderbird
Webmail

O webmail é muitas vezes preferido devido à facilidade de uso e o fato de que ele pode ser acessado de qualquer computador através de um navegador web. Além disso, tem as mesmas vantagens do IMAP.

No entanto, o webmail depende de um navegador (por exemplo, Firefox, IE, Opera, Chrome, Safari etc.) – que pode levar algum tempo para carregar. Além disso, o webmail, muitas vezes exibe uma visão limitada da caixa de entrada, permitindo ao usuário visualizar apenas uma mensagem de e-mail de cada vez.

Conclusão

IMAP é perfeito para vários usuários que precisam acessar a mesma conta de e-mail ou um usuário que precisa acessar seus e-mails de vários locais.
POP3 é perfeito para baixar rapidamente e-mails e lê-los off-line ou em movimento (embora você precise estar on-line para responder aos e-mails). POP3 também é uma ótima maneira de salvar cópias de seus e-mails em seu computador pessoal.
Webmail é perfeito para todos, mas depende de um navegador que as vezes pode ser mais lento e mais pesado do que um cliente de e-mail.
SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) refere-se ao correio de saída, não de entrada – tanto POP e IMAP contas utilizam o SMTP para enviar e-mails.


Limites

Há um limite de 500 envios de email por hora, por domínio. Esse limite também se aplica ao Mailman. Se você fizer um número de envios maior do que o limite horário, a maioria dos emails vai retornar com um erro de entrega. Se isso ocorrer, levará algum tempo para sua conta conseguir enviar emails novamente. Recomendamos que espere ao menos 1 hora (após o problema começar a ocorrer) antes de tentar enviar emails novamente.

Muitos dos nossos servidores têm um limite de 30 checagens POP3/IMAP por hora, por conta de email. Se esse limite for ultrapassado, o seu cliente de emails provavelmente vai retornar uma mensagem acusando erro de senha ou de login. Caso isso aconteça, por favor espere 1 hora até que o servidor desbloqueie seu endereço IP. Para evitar que isso volte a acontecer, desabilite as checagens automáticas do seu cliente de email, ou pelo menos configure-o para que sejam feitas com um intervalo de no mínimo 10 minutos entre cada checagem.

Para poder utilizar listas de email com mais de 5000 contatos, você precisará de um servidor dedicado ou de um VPS. Dividir seus contatos em várias listas menores não é permitido. Tenha em mente que emails possuem informações de cabeçalho (header), e que o header fornece dados sobre o email, seu conteúdo e destinatário. Averiguamos o tamanho das listas não somente a partir do assunto do email, mas também a partir das informações de cabeçalho, de modo que podemos detectar listas dividas com facilidade.